top of page
HUMANOS

A espécie Humana são a mais numerosa e politicamente dominante das espécies sensitivas da galáxia, com milhões de colônias grandes e pequenas através da galáxia. Acredita-se que esta espécie tenha se originado na capital galáctica de Coruscant, mas eles podem ser encontrados em qualquer lugar, envolvidos em muitas atividades diferentes, como:espaçadores, mercenários, contrabandistas, comerciantes, soldados, os assassinos, os fazendeiros, lordes do crime, trabalhadores, escravos, traficante de escravos, e muitas outras, incluindo Jedi. Como os Humanos são a espécie sensitiva mais comum da galáxia, eles são muitas vezes considerados um padrão médio, para o qual a biologia, psicologia e cultura de outras espécies são comparadas.

 

Planeta natal: Desconhecido, provavelmente Coruscant (geralmente aceitável)

Língua: Básico, e muitas outras

Altura: 1,7 metros

 

TWI'LEK

Os Twi'leks usavam seus apêndices da cabeça, ou lekku, quando conversavam em sua língua natal, o Twi'leki. Esta língua era uma combinação de comunicação lingüística e movimentos físicos dos lekku.Twi'leks foram onívoros, cultivando seus alimentos como carne de um animal chamado rycrit. Eles tinham uma boa disposição no que se refere a paciência e adaptabilidade. Como os Twi'leks aprenderam a sobreviver às terríveis tempestades de seu planeta natal, a força nem sempre era um pré-requisito em confrontos, e sim sua capacidade de lidar e interagir com as situações. Como dizia um provérbio Twi'lek, "Quando não se consegue vencer uma tempestade de calor, deve-se cavalgá-la.".Os Twi'leks desenvolveram um nível industrial-tecnológico, com cata-ventos e turbinas para captar a energia eólica para transformá-la para suas indústrias e casas, cravadas nas montanhas Ryloth. Cada cidade era complexamente autônoma, e governada por um chefe de clã.Não possuindo uma tecnologia que os permitissem a viajar pelo espaço, os Twi'leks começaram seus primeiros contatos na galáxia com planetas vizinhos, como Tatooine, trabalhando como piratas, contrabandistas e mercadores.

 

Planeta natal: Ryloth

Língua: Twi'leki

Altura: 2,0 metros

 

WOOKIE

Os Wookiees eram uma espécie de humanoides bípedes peludos que habitavam o planeta de Kashyyyk. Um dos membros mais destacados da espécie foi Chewbacca, amigo e co-piloto de Han Solo, que desempenhou um papel vital na Guerra Civil Galáctica. O habitat natural dos wookiees eram os densos bosques do planeta Kashyyyk. Kashyyyk estava coberto completamente por árvores wroshyr, na qual construíram suas casas e cidades. Os wookiees eram descendentes de mamíferos herbívoros.Eles não eram capazes de falar outros idiomas além do seu, pois sua estrutura bucal era totalmente estruturada para sua língua nativa e chegavam a ter 2 metros ou mais.

 

Planeta natal: Kashyyyk

Língua: Shyriiwook

Altura: 2,1 metros

 

MIRALUKA

Os Miraluka foram uma espécie humanoide sensitiva à Força e nativas do planeta Miraluka. Sua língua era o Miralukês, embora alguns, como Visas Marr e o Jedi Negro Jerec, preferiram o Básico Padrão Galáctico.Os Miralukas tinham uma aparência idêntica à humana, exceto por não terem olhos. A grande maioria punha uma faixa recobrindo onde ficariam os olhos e outros punham máscaras.

 

Planeta natal: Alpheridies

Língua: Miralukês

Altura: 1, 8 metros

 

MUUN

Os Muuns foram uma espécie alta e magra de Muunilinst, os Muuns tinham uma pele de cor marrom-branqueada. Seus corpos e cabeças eram alongados e finos. Eles também tinham três corações. Eles geralmente eram caseiros.

 

Planeta natal: Muunilinst

Língua: Lingua Muun

Altura: 1,9 metros

 

MON CALAMARI

Mon Calamari eram humanoides parecidos com anfíbios, suas mãos tinham membranas; e grandes olhos também. O Mon Calamari masculino tinha saliências em seu queixo chamadas barbelas, que se tornavam mais numerosas, com a idade. A maioria dos Mon Calamari tinha a pele cor salmão, muitas vezes manchado com padrões claros e escuros, apesar de que outras cores de pele eram conhecidas. Suas mãos, além de terem membranas, também contam com cinco garras na ponta dos dedos, um polegar opositor com mais duas curtas garras como saliências, dois longos dedos médios, e dois dedos extremamente curtos no fim da mão.

 

Planeta natal: Dac

Língua: Mon Calamariano

Altura: 1,7 metros

 

ZABRAK

Os Zabraks, também conhecidos como Iridonianos (quando se referindo aos nascidos em Iridônia), eram uma espécie humanoide nativa de Iridônia, um planeta localizado na Orla Média, é conhecido por seu terreno inóspito e sua feroz vida predatória. Os Zabraks lembram os Humanos até um certo ponto, mas possuem um número significativo de características aparte do que da própria base humana. O que mais lhes marcam são os chifres vertiginais no alto de sua cabeça que coroam seus líderes onde são presentes tanto nos machos como nas fêmeas. Esses chifres crescem durante a puberdade em padrões variados e também marcam o tempo de seu rito de passagem.Eles também podem ter diferentes tons de pele (que incluía o pêssego branco, branco puro, amarelo, vermelho, bege, marrom e preto), padrões de chifres, crescimento do cabelo (embora pode-se notar que a maioria dos Zabraks, ao contrário dos humanos, não podia crescer cílios ou pelos faciais, há exceções como no caso de Maris Brood e Bao-Dur que possuíam sobrancelhas), cor dos olhos (que possuíam pigmentação que certos humanos não tem como roxo, amarelo, vermelho e laranja).Outra característica notória são suas tatuagens faciais, que foram construídas com linhas finas recebidas durante seu rito de passagem. Estas podiam simbolizar muitas coisas, incluindo mas não limitado à linhagem da família, local de nascimento, ou até mesmo um projeto que reflete sua própria personalidade.Internamente os Zabraks possuem dois corações. Também eram capazes de se reproduzir com os humanos, um híbrido subespécie evoluía em Dathomir chamados de Dathomirianos.

 

Planeta natal: Iridônia

Língua: Zabraki

Altura: 1,8 metros

 

CHAGRIANO

Chagrianos eram uma espécie anfíbia, com chifres humanóides e pele azul. Eles foram distinguidos por dois tentáculos, cabeças carnudas e salientes do lado de trás do seu crânio, passando para baixo sobre seus ombros e terminando em chifres acastanhados na ponta. Eles também tem um outro par de chifres, estando em linha reta acima de suas cabeças. Chagrianos também tinham, longas línguas bifurcadas e negras que, às vezes, piscam em um gesto de autoridade.

 

Planeta natal: Champala

Língua: Desconhecida

Altura: 1,9 metros

 

bottom of page